Segredinhos de Costura


10 Segredinhos muito úteis para quem vai iniciar na arte do corte e costura. (site: Familia.Com.br)

1. Compre uma boa tesoura para costurar

A dica parece um tanto óbvia, mas muita gente não se dá conta que uma boa tesoura para costuras será uma companheira pelo resto da vida. Tesoura específica para tecido, e usada única e exclusivamente para esse fim; caso você tente cortar outros materiais com a tesoura de tecido, pode estragá-la ou inutilizá-la.

2. Separe tudo que irá utilizar

Você, cheia de boa vontade, resolve começar a costurar, e, no meio da costura, acaba a linha. Mas onde você guardou a linha extra? Ou você precisa ir comprar outro carretel? Costurou onde não devia, precisa de um desmanchador de costuras, e onde está ele mesmo? Com essas paradas constantes e atrapalhamentos, não há entusiasmo que resista.

3. Tenha um lugar apenas para guardar seus materiais

Esse item é relacionado ao anterior. Você quer separar tudo que irá utilizar em uma costura, mas a tesoura está na gaveta da cozinha; as linhas, na estante da sala; as agulhas, em uma caixinha do quarto... Para tudo na vida é bom ser organizado, mas em costura é praticamente fundamental. Poupa tempo e paciência.

4. Molhe o tecido

Muitos tecidos têm a tendência de encolher depois da primeira lavagem. Se você não molhar o tecido antecipadamente, corre o risco de produzir uma peça que não servirá mais após ser lavada. Após molhar o tecido, espere ele secar antes de utilizá-lo.

5. Siga o molde

Uma boa costura começa com um bom corte: não é à toa que se diz “corte e costura”. Um tecido mal cortado, além de ser um desperdício de material, mesmo se costurado, não terá bom acabamento ou bom caimento, sendo um produto de má qualidade. Procure cortar o pano com calma, observando as instruções do molde e cortando exatamente onde é pedido.

6. Alinhavar é preciso

Deixe a preguiça de lado e alinhave sempre suas peças antes de costurá-las na máquina. Além de ajudar a segurar o tecido no lugar na hora da costura definitiva, o alinhavo prévio serve para observar o caimento da peça no corpo e, se necessário, efetuar ajustes.

7. Passando a peça

O ato de passar a peça durante a costura, embora não pareça, faz muita diferença no acabamento final, deixando seu trabalho com um ar mais profissional, as costuras mais ajustadas e os vincos mais definidos. Ao passar tecidos delicados, proteja-os com outro tecido por cima destes. Cuidado ao passar a área da costura, pois algumas linhas, principalmente se não forem de boa qualidade, podem derreter ou desfazer-se.

8. Alfinetando

Algumas partes da costura, por serem trechos curtos, ou por outros motivos, não necessitam ser alinhavados; porém, nesses casos, convém utilizar alfinetes para dar maior firmeza e segurança durante a costura. Na dúvida, sempre siga as instruções do molde.

9. Acabamento

Dizem que a principal diferença entre um bom e um mau costureiro, ou costureira, é o acabamento das peças. Retirar os excessos de linha, passar as peças cuidadosamente, não deixar pedaços de alinhavos, tudo isso são práticas essenciais à boa costura.

10. Paciência

Não é segredo algum que o gênio consiste em 10% de inspiração e 90% de transpiração (Albert Einstein); com a costura é assim também! Até mesmo as costureiras mais experientes se equivocam em seus projetos. Quando você estiver costurando, o desmanchador de costuras será um de seus melhores amigos. Não tenha medo: se notar algo errado ou fora do projetado, respire fundo, descosture, e costure novamente.
Seguindo essas dicas, com calma, paciência e capricho, em breve você será um ótimo costureiro, ou costureira!







Cuidados com nossa amiga máquina de costura


1º MANTENHA A MÁQUINA LIMPA:
 Se a máquina está toda suja por fora, imagina por dentro! Limpe a sua máquina com um pano úmido e com o auxílio de uma pinça e um pincel (algumas máquinas vêm com esses utilitários). Retire a caixa de bobina, limpe os dentes, deixe tudo em dia. Se você usa muito a máquina essa limpeza precisa ser mais frequente do que quem usa pouco;



2º LUBRIFICAÇÃO: 
 Toda máquina precisa ser lubrificada de tempos em tempos. Há máquinas (principalmente industriais) que têm a lubrificação automática. Para as que não tem, basta alguns pinguinhos para ela ficar boa. NÃO USE ÓLEO DE COZINHA. Os óleos lubrificantes especiais para as máquina são baratos e duram bastante. Quem tiver dúvida sobre como lubrificar a sua máquina, dá uma olhadinha no manual que lá diz. Para quem tem industrial, é necessário trocar aquele óleo que fica embaixo pelo menos 1 vez por ano (no caso da costura reta).

Após a lubrificação, costure com um tecido velho, pois o óleo pode escorrer e manchar a peça;



3º LEVE-A NO MECÂNICO:
 Essa dica vale para todas, mas principalmente para quem usa muito a máquina: é importante levá-la no mecânico para fazer uma revisão e dar um regulada. As vezes a gente nem nota que ela está com alguma falha aqui ou ali, então é importante que as vezes um profissional veja se está tudo ok, prevenindo estragos maiores;

4º NA DÚVIDA, NÃO MEXA:
Quem aí nunca quis abrir a máquina toda, principalmente na hora da limpeza ou então quando enrolou mais linha do que devia por dentro? Mas na dúvida, não desmonte o que você pode não saber montar. O risco de montar tudo errado é grande, e o estrago que isso causa pode ser maior do que a gente pensa. Melhor evitar, certo?

Um bom corte no tecido é garantia de boa costura
 1. Na hora de cortar as peças de tecido para costurar, siga o molde precisa e milimetricamente. Marque muito bem o molde, se for usar um, e use a mesma precisão na hora de transferí-lo para o tecido. Peças mal cortadas dão trabalho dobrado na hora de costurar – as mangas não vão encaixar, vai faltar um pedaço de forro – e o resultado é você ficando maluca.
2. Para conseguir cortar bem, invista em boas tesouras. Vale investir em duas tesouras: uma grande e pesada para cortar tecido e outra pequena, de ponta afiada para cortar linhas e detalhes. Tesouras antigas são boas, mas cheque o fio e se tiverem cegas mande num afiador de confiança. E lembre-se que a tesoura de tecido é só para tecido. Não use para cortar outros materiais!
3. Mesmo que você não faça patchwork vale a pena investir em uma base de corte. Se quiser trabalhar com cortes de tecido muito grandes improvise uma mesa de corte. Não tente cortar tecido no chão como eu já fiz. A não ser que você tenha uma mão muito firme e uma tesoura afiadíssima.
4. Se você for fazer um projeto importante com  um tecido que nunca usou antes, lave-o antes para evitar o encolhimento surpresa. Não precisa lavar literalmente, com água e sabão, basta deixar o tecido de molho na água por uma hora e secar ao sol esticadinho. Isso vale principalmente para tecidos 100% algodão.
5. Passe as costuras à ferro exatamente quando as instruções indicarem. A tentação de “passar costura à dedo” ou simplesmente pular esta etapa é gigante, eu sei. Mas passar costura faz uma diferença enorme até nos projetos pequenos. Para facilitar o trabalho deixe o ferro e uma tábua no seu craft room e vá passando as costuras, conforme for costurando.
6. Acabou uma costura? Apare as pontas de linha que sobraram nas extremidades imediatamente. Se você deixar para aparar só no final pode enroscar na agulha ou na bobina. O resultado é um ninho de rato.
7. Tenha um desmanchador de costura (caseador) sempre ao lado na máquina. Serve para desmanchar costura e para abrir casa de botão. Claro que desmanchar costura com uma tesoura de ponta fina também é possível, mas é mais difícil. E no começo uma coisa é certa: você vai desmanchar muita costura. Repito, muita costura. Tenha um desmanchador à mão.
8. Invista em boa iluminação para sua mesa de trabalho, principalmente se vai costurar à noite. Se for preciso compre uma luminária de luz branca fluorescente 20W (esquentam menos e são ecológicas) e coloque perto da máquina. Depois de ficar 2 horas costurando você vai amar a sua luminária. Cadeira confortável também é uma ótima pedida.

Direito e Avesso do tecido

Sempre devemos identificar o direito do tecido antes de cortar uma peça, pois o risco deve ser feito sempre pelo avesso. Nos tecidos que são enrolados em peça ou tubos, o direito está sempre para dentro e você deve observar isso quando estiver comprando. Outras formas de identificação são:

  • Os tecidos macios são mais brilhantes do lado direito;
  • Nos tecidos com textura, esta apresenta mais definição do lado direito e no lado avesso pode-se observar irregularidades como bolinhas ou linhas soltas;
  • Tecidos com textura no estilo brocado são mais macios do lado direito e tem fios levantados do lado avesso;
  • Nos tecidos estampados as cores são mais vivas do lado direito;
  • Geralmente a ourela dos tecidos é mais macia do lado direito;
  • Muitas malhas quando esticadas, enrolam as suas bordas para o lado direito;
  • Existem tecidos que o lado direito e o avesso são muito semelhantes, neste caso, escolha um dos lados para ser o direito e marque o avesso com giz, para não confundir.


Vamos tirar as medidas?

Para tirar suas proprias medidas, peça para alguem faze-lo.
Busto: Passe a fita metrica pelos mamilos,
Cintura
Quadris
Altura do corpo do ombro, perto do pescoço, passe pelo mamilo ate a cintura.
Costas cruze os braços e meça nas costas de axila a axila.
Braço meça a parte mais larga
Ombro final do pescoço ate o inicio do braço
Pescoço a parte mais larga

Meça tambem as medidas complementares, conforme o modelo a ser efetuado, comprimento do vestido, saia, calça, short etc.

Como usar linha de cone na maquina de costura domestica.

Esse site me ensinou a usar meus cones para costurar, antes de coloca-los dentro do vidro transparente, eles caiam toda a hora. Agora eles ficam paradinhos do começo ao fim.
É só conferir para aprender.
http://www.dcoracao.com/2012/02/como-usar-cone-de-linha-numa-maquina.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário